O meu Cão/Gato está gordo! Precisa de uma ração light ou de uma dieta para obesidade?

O meu Cão/Gato está gordo! Precisa de uma ração light ou de uma dieta para obesidade?

O grande receio dos donos é que os seus cães/gatos passem fome e na verdade muitos não têm consciência sobre a doença e ineficácia de certas rações light comercializadas  e que não ajudam em alguns casos de obesidade e ainda contribuem para que o dono desista ainda antes de alcançar o objectivo.

Se o seu animal está obeso, por muito que custe admitir, a obesidade é uma doença e deve ser tratada/acompanhada por um veterinário que designará um plano alimentar especifico. Na verdade, a escolha de boa dieta para perda e manutenção de peso do seu animal também é um dos factores determinante no emagrecimento.

Como é composta uma boa dieta para a obesidade ou excesso de peso?

A intervenção dietética com restrição do fornecimento energético é o único tratamento eficaz para que o animal consiga perder peso. Observou-se que uma restrição de 25%, além de reduzir o peso e a massa corporal, consegue reduzir os triglicéridos no soro, os níveis de triiodotironina, de insulina e de glicose, todos eles indicadores do envelhecimento.

A intervenção dietética é mais eficaz se for combinada com a actividade física, pelo que se recomenda aos donos aumentar a quantidade de exercício físico do seu cão ou gato como parte integrante do programa de emagrecimento. Porém, na intervenção dietética, reduzir apenas a quantidade de alimento não é uma boa prática, já que para além de originar insatisfação no animal e uma maior sensação de apetite, pode provocar um défice de nutrientes essenciais. 

O ideal é utilizar uma dieta específica que tenha em conta o seguinte:

  • - Controlo da sensação de saciedade
  • - Redução da densidade energética - aumentar o fornecimento de fibra e reduzir a quantidade de gordura.
  • - Boa palatabilidade

 

 

 

 

 

 

Referência: https://www.affinity-petcare.com/vetsandclinics/pt
 

16 comentários


  • IrdOzTvXfsHcn

    GrKsRvUIxbWYT


  • CPcAovNnyDwiU

    aJGmWOucxH


  • LZPESGaDMojCd

    TsNIwkPA


  • OKSmzEFTofIq

    UFQBtywZiDVs


  • dgpovnYuFIkKPh

    VglBKcCYm


Deixe um comentário

Observe que os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados